Identidade, edição e composição: Fio Gonçalves
Direção de arte: Fabrício Bittar
Cartaz de divulgação do longa-metragem “Nosso Sonho”, cinebiografia da dupla musical Claudinho e Buchecha. A peça foi utilizada para divulgação on-line e em cinemas brasileiros — com suas adaptações técnicas necessárias — e traz uma síntese da história com um apelo otimista e nostálgico. Toda a identidade visual de divulgação foi projetada em conjunto com o cartaz, isso inclui o título como logotipo, tipografia de apoio, paleta de cores e recorte de imagens.
“Nosso Sonho” tem uma única variação de cartaz projetada para o mundo físico que dá total protagonismo para Claudinho e Buchecha — ainda que haja outros personagens relevantes — em duas instâncias fotográficas: uma de impacto com os corpos em grande proporção em um momento prévio ao sucesso musical; e uma posterior, com figurino, público e palco da Furacão 2000, com o título fazendo referência direta ao seu logo icônico para o funk brasileiro, em uma tipografia com traços que se inspira nas luzes de neon. A história é baseada em fatos nacionalmente conhecidos: sucesso da dupla e acidente fatal de Claudinho; ainda assim o cartaz tem uma narrativa objetiva, leve e colorida, respeitando seu legado para o funk, música nacional, periferia brasileira, histórias negras, entre outros campos.
Por mais que só o cartaz tenha sido encomendado, o projeto criou uma identidade visual para a divulgação do filme, solucionando esta demanda. O trailer utiliza o logotipo criado para o título, sua thumbnail é uma variação horizontal do cartaz e conteúdos de redes sociais utilizam a tipografia de apoio — que por sinal é brasileira, reforçando as origens da história — solucionando diversas instâncias de divulgação, funcionando como um tipo de guia com elementos visuais e tipográficos de fácil reconhecimento para o público. Todas as fotos disponíveis eram stills da produção (imagens tomadas durante a gravação, em vez de em estúdio fotográfico) e ainda assim estão em uma composição em que realce cores de pele, olhares, sorrisos e a narrativa.

+

Back to Top